6 de junho de 2009

CERTO OU ERRADO

É muito comum nos encontrarmos diante de situações quando devemos tomar decisões, muitas vezes bastante difíceis, por não sabermos exatamente qual seria a decisão correta. Quando duas ou mais pessoas se encontram, é normal divergirem-se entre si, pois cada uma possui pensamento e decisão diferente. Afinal, quando isto acontece, quem tem a razão, quem está certo e quem está errado?

Nem sempre a decisão que devemos tomar é difícil, porém, uma decisão mal escolhida pode não ser a melhor trazendo conseqüências desagradáveis e irremediáveis. Vamos citar alguns exemplos: Qual o itinerário a ser escolhido para se chegar a um determinado lugar; qual a loja que devemos escolher para efetuar uma compra; qual o modelo do artigo a ser comprado; qual o cardápio que a dona de casa deve decidir para o almoço ou jantar; qual a esposa ou o marido ideal a ser escolhido; qual a mensagem que um pastor deve trazer à igreja; devemos ou não assistir a um determinado programa pela televisão; devemos aceitar um determinado convite?; é certo ouvir determinada música?; enfim, a lista seria interminável. A cada instante de nossa vida sempre estamos diante de uma situação onde uma decisão deve ser tomada, seja ela grande ou pequena.

Existe um caminho infalível. Quem segue por este caminho jamais erra, jamais comete engano, e sempre toma a decisão certa. A verdade é uma só, a verdade é a vontade de Deus para nossa vida. Deus, pela sua onisciência, sabe perfeitamente o que é melhor para cada um de nós. Se você já entregou sua vida para Jesus, então saiba que você está sendo guiado pelo Espirito Santo de Deus. Veja o que diz as escrituras sagradas:
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. (Rom. 8:28) Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. (Rom. 8:14)
De que forma poderemos nos apossar da verdade para tomarmos uma decisão correta?

Primeiro: Conhecendo a Palavra de Deus - Tudo que precisamos saber sobre a vontade de Deus encontramos nas Escrituras. Jesus disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mt. 22:29)
Segundo: Pedindo a orientação de Deus - Devemos sempre perguntar ao nosso Deus, em nome de Jesus, qual deve ser a nossa decisão diante de uma alternativa. Jesus disse: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”(João 14:14).
Terceiro: Ouvindo a voz do Espírito Santo - Se orarmos pedindo a orientação de Deus, Ele nos responde e fala conosco. Devemos estar atentos e aprender a ouvir a voz do Espírito.
Quarto: Obedecendo ao mandado do Espírito Santo - Quando Deus falar, devemos obedecer, porque dele vem a verdade. “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,”(Hb. 3:7-8)

É tudo muito simples, não é verdade? Mas quem de nós ora a Deus pedindo orientação antes de comprar um par de sapatos? É exagero? Pois é assim que Deus quer que façamos. Se você é um pai ou uma mãe, você não gostaria que seu filho sempre lhe pedisse conselho antes de realizar qualquer coisa? Lembre-se que Deus é nosso pai, e nós somos seus filhos.

Às vezes, podemos também perguntar se Jesus, no nosso lugar, faria o que temos vontade de fazer. Por exemplo: É certo ou errado freqüentarmos um cinema. Você acha que Jesus se sentaria numa poltrona de cinema para assistir a um filme? Se ele não faria isso, porque nós podemos fazer? É certo, ou errado participarmos de uma rodinha de amigos onde estão sendo contadas piadinhas de todos os tipos. Será que Jesus participaria dessa rodinha de amigos?

Está escrito na Palavra de Deus: “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR, que vos santifico.”(Lv. 20:7-8).
Vamos pois fazer o que é certo da maneira certa, para honra e glória de nosso Deus.

Que Deus o(a) abençoe.
Walter Ponci

Nenhum comentário: