Não encontramos na Palavra de Deus qualquer registro de classificação de pecado, ou seja, pecado grande ou pecado pequeno, exceto o caso específico da blasfêmia contra o Espírito Santo.
Todo pecado, independentemente da sua aparente grandeza ou gravidade, traz conseqüências tanto na área espiritual como na vida material. Contudo, podemos constatar graus de gravidade das conseqüências na vida material causadas pelo pecado, assim como um pequeno ferimento causa menor dano do que um ferimento mais profundo.
Estamos dando esta introdução, para dizer que a mentira é um dos pecados que traz conseqüências gravíssimas à vida do homem, tanto espiritual como material. Existem pessoas que mentem constantemente e de forma tão natural que nem sequer percebem que estão mentindo. A conseqüência mais grave causada pela mentira é o passaporte para a morte eterna, o inferno.
Está escrito em Apocalipse 21:8 - “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos , a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”
Um pastor sempre ensinou que se alguém estando deitado na cama e ao entrar alguém no quarto, fingir que está dormindo, tal fato já se constitui numa mentira, e é verdade, pois a mentira se caracteriza pela indução àquilo que não é verdade, ou aquilo que é falso.
Já ouvi muitas vezes a seguinte expressão diante do telefone que toca: - “Se for fulano, diga que não estou”. A Palavra de Deus é fiel e verdadeira, não há meios termos nem tolerâncias diante do pecado, e como também não classifica graus de pecado, podemos dizer sem medo de errar, que essa simples mentira ao telefone é suficiente para levar alguém à perdição. É exagero?
Não sou eu quem digo, mas a Palavra de Deus. Ou será que Deus tem tolerância por certos tipos de mentira.
Está escrito também que o diabo é mentiroso e pai da mentira. Em João 8:44 lemos: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira..”
Imagine a gravidade deste fato, a bíblia diz que aquele que mente é considerado filho do diabo, em contraste com aquele que ouve e vive a Palavra de Deus que é considerado filho de Deus.
No Novo Testamento encontramos um caso acontecido com Ananias e Safira, que nos serve de exemplo. Este casal morreu instantaneamente logo após ter proferido uma mentira diante dos apóstolos, veja em Atos capítulo 5.
A mentira foi a primeira arma usada por Satanás para fazer com que o homem pecasse contra Deus. Ele induziu Eva ao engano, distorcendo o que Deus havia dito, e por causa dessa mentira o homem pecou contra Deus e as conseqüências dessa mentira estão aí à nossa frente. Eu costumo dizer que não devemos mentir nem mesmo por brincadeira. Vou dar um exemplo:
Eventualmente um rapaz querendo brincar com uma jovem lhe diz: “Olhe, tem um bicho nos seus cabelos” E o rapaz se diverte com o susto da jovem e logo lhe diz: “Foi só uma brincadeira”.
Se você tem o hábito de mentir por brincadeira, medite bem, pois Deus não estava brincando quando disse que os mentirosos não herdarão o reino de Deus, e se você brinca com a mentira, você está brincando com um brinquedinho de Satanás. Saiba que até mesmo este tipo de brincadeira é condenada pela Palavra de Deus. Está escrito em Provérbios 26:18-19: “Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: fiz isso por brincadeira.”
Está escrito também que um abismo chama outro abismo. Sempre que alguém profere uma mentira para se livrar de algum problema, quase sempre se enrosca em outro problema por causa da mentira, e para se safar do segundo problema, acaba mentindo pela segunda vez, e isso só termina lá no lago de fogo, se não houver um arrependimento e uma conversão.
É nosso desejo que estas palavras prosperem em cada coração para a edificação e crescimento da igreja de Cristo.
Deus o(a) abençoe.
Walter Ponci
O DIA DO SENHOR
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário