10 de junho de 2009

A PERGUNTAS

Use esta postagem para postar sua pergunta ou comentário sobre qualquer assunto bíblico cujo tema não conste nesta lista. É provável que sua pergunta gere um novo artigo para este blog.

2 comentários:

Renata Barbosa disse...

Irmão Ponci, olha eu e meu esposo aqui outra vez... adoramos o comentário sobreo tribunal de Cristo, ficou claro e confesso que há muito o que aprendermos, não é tão difícil quanto parecia acompanhado do ES e deste blog estamos nos encontrando melhor nas nossas linhas de estudo. enfim, irmão gostoria de um artigo ou uma resposta acerca de algo que está embaçado para nós. Em gênesis fala acerca de esculturas, não reproduzir...e etc conhecemos uma irmã que nos exortou acerca de bonecos e bibelôs e ursinhos de pelúcia e tecido estampado dizendo que Deus não se agrada de nada que reproduz sua criação, temos muitas dúvidas sobre isso e queremos sempre agradar a Deus e realmente for verdade nos concertarmos e reparmos para não termos anátema em nosso lar. Que Deus o abençoe, aqui em SG / RJ estamos divulgando o blog do irmão.Louvado seja Deus!!

Walter Ponci disse...

Este assunto pode se tornar um tanto quanto delicado e polêmico se não usarmos o bom senso. Pode ocorrer alguma situação em que a posse de imagens, bonecos, bibelôs, pintura, fotos, etc. passe a ser pecado, mas nem sempre é assim.
Observe que o texto básico a respeito das imagens diz claramente que o pecado reside no ato da adoração e prestação de culto à imagem e não de simplesmente possuí-la. Se alguém possui em sua casa uma imagem, seja lá do que for, e usar essa imagem como objeto de culto ou adoração, não tenha dúvida, é abominação diante de Deus. Nada, absolutamente nada, pode substituir Deus no ato de louvor e adoração.

Êxodo.20:3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem

A idolatria mais absurda pode ser encontrada na bíblia, no texto em Isaias.44:13-19.

O simples fato de possuir um bibelô como enfeite, não considero, no meu entendimento, como um pecado, desde que não seja usado para adoração. Entenda que adoração a uma imagem não significa somente quando se ajoelha diante dela ou dirige uma prece. Por exemplo, imagine que alguém possua um bibelô de um elefantezinho de vidro, mas dá tanta importância a esse enfeite, de uma forma tão radical e irracional que esse exagero acaba sendo um ato de adoração. É preciso tomar cuidado.

Há duas ocasiões registradas na bíblia que Deus mesmo ordenou que os homens fizessem imagem de escultura, porém não com o objetivo de adoração.
Uma vez foi quando mandou colocar sobre a arca da aliança a escultura de dois querubins Êxodo.25:18-19, e outra vez foi quando mandou Moisés fazer uma serpente de bronze para que o povo olhasse para ela e não morresse Num.21:19. Veja que Deus permitiu que se construísse a imagem de algo criado por Ele, mas não com o propósito de adoração.

Uma imagem, escultura, ou pintura também pode se tornar pecado se fizer apologia a um ato pecaminoso ou a uma situação diabólica não aprovada por Deus.

Se não for aplicado o bom senso e a orientação do Espírito Santo de Deus em cada situação, então o radicalismo nos impedirá de ter fotografias, de ver jornais e revistas que possuem imagens, pois tudo isso reproduz a imagem da criação de Deus.

Eu particularmente prefiro não ter em casa um bibelô que seja a imagem de um anjo, pois sei que isso traria má impressão aos que o virem. É o bom senso.

Outro perigo que pode ocorrer com bonecos e bibelôs e ursinhos de pelúcia e tecido estampado e coisas semelhantes, é quando esses objetos são confeccionados para dedicação a entidades demoníacas. Só Deus pode nos revelar uma situação dessa.

Para não ter anátema em casa, procure conhecer a origem do objeto, não use o objeto para algo que desagrade a Deus e sobretudo, ore pedindo discernimento a Deus para que lhe revele algo que possa estar escondido no objeto, fora isso, não vejo pecado em possuir bonecos, bibelôs e ursinhos.