6 de junho de 2009

A REDOMA DE VIDRO

O dicionário define redoma como sendo um recipiente de vidro de forma abobadada para resguardar objetos delicados do ar e da poeira, e a expressão “meter-se em redoma”, significa acautelar-se ou resguardar-se excessivamente. No lado de dentro da redoma o ambiente é limpo e puro, mas do lado de fora é sujo e poluído. De que lado da redoma você se encontra neste momento?

Todos nós vivemos num mundo sujo e poluído, e não estamos falando do aspecto físico, mas moral e espiritual. Certa vez Jesus orando disse ao Pai: ”Não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal. ” Outra vez Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom animo porque eu venci o mundo”. Isto significa que fisicamente falando, não podemos nos isolar do mundo, Jesus disse que teríamos que continuar vivendo no mundo, mas que teríamos que ser “a luz do mundo”, e “sal da terra”. Está escrito em Levítico 11:44 “Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra”

O apóstolo Paulo nos diz em 1Cor. 10:23, que todas as coisa nos são lícitas, mas nem tudo nos convém. Vivemos num mundo poluído, por isso devemos nos proteger numa redoma, e repito, não estou falando do aspecto físico, mas espiritual. Os nossos pensamentos devem estar dentro da redoma, está escrito em Fil. 4:8 que devemos pensar somente no que é verdadeiro, puro e honesto. Os nossos olhos devem estar dentro da redoma para não vermos as imundícies que Satanás oferece para os nossos olhos. Nossos ouvidos devem estar dentro da redoma para não ouvirmos as mentiras, palavras torpes, e abominações que ferem a nossa santidade. A nossa redoma deve ser o Espirito Santo de Deus. Devemos estar dentro da armadura que Deus mesmo nos preparou (Veja a armadura em Efésios 6:10-18). Agora, preste bem atenção nisto: O que acontece quando estamos fora da redoma, ou fora da armadura de Deus? Lembre-se da imagem de uma guerra, quando os soldados avançam dentro daquele tanque blindado. O inimigo ataca de todos os lados, mas os soldados dentro do tanque estão protegidos e nada sofrem. Mas o que acontece se um dos soldados abrir a escotilha e colocar a cabeça para fora? Certamente levará um tiro.

De todas as ações que o homem pode produzir (pensar, falar, ouvir, ver, fazer, tocar, etc...) só podem ter duas origens: ou é da vontade e aprovada por Deus, ou é de inspiração diabólica. Pense bem nisso. O que você está fazendo agora, é da vontade de Deus? O que você fez há uma hora atras, foi aprovado por Deus? Se você participou de uma rodinha de amigos onde se contavam piadas imorais, Deus estava presente participando com você? Quando você está assistindo uma novela cheia de mentiras, violências, e imoralidades, Jesus está sentado ao seu lado na poltrona assistindo e se alegrando com você?

Saiba de uma coisa: Você pode ser um crente fiel, ora muito, pode ser professor na escola dominical, ou ser ministro de louvor na sua igreja, ou pode ser até um pregador o evangelho, conselheiro, diácono etc..., mas um dia você chega em casa, liga sua televisão e assiste com prazer um filme onde existe violência, sexo, mentira, morte, blasfemais. Nesse mesmo instante, o diabo estará diante de Deus como seu acusador dizendo: “ O Senhor está vendo, lá na terra, aquele que se diz seu servo e lhe presta culto na igreja? Veja, ele esta se deliciando com o meu trabalho. Eu inspirei aquele filme, e ele está gostando. Eu sei como satisfazer a vontade do homem”. E a partir daquele momento você acaba de dar uma "procuração” ao diabo para que ele possa fazer o que quiser de você, pois você fez a vontade dele. E começam os sofrimentos, os problemas, doenças, discórdias, e você não sabe porque estas coisas acontecem.

Acontece que naquele momento você agiu como aquele soldado que colocou a cabeça fora da escotilha e levou um tiro. Você abriu uma brecha na redoma de vidro e quis ver o que estava acontecendo do lado de fora. Você se esqueceu de vestir a armadura de Deus e levou o golpe. A única forma de consertar esta situação, é reconhecer o erro, arrepender-se, pedir perdão a Deus, e Jesus que é nosso advogado diante de Deus, o perdoará e você voltará novamente para dentro da redoma. Mas isto não significa que podemos abrir a brecha a qualquer momento, pois numa destas, o golpe pode ser fatal.

Portanto, prezado irmão ou irmã, nunca permita que o diabo marque um gol em sua vida. Ande na presença de Deus fazendo unicamente a vontade dele obedecendo a sua Palavra. Fique sempre do lado de dentro da redoma. Que Deus o(a) abençoe.

Walter Ponci

Nenhum comentário: