16 de agosto de 2009

A TELEVISÃO

É pecado possuir ou assistir televisão? Muitos tem feito esta pergunta mostrando uma preocupação com medo de pecar contra Deus. Conheço pessoas que se posicionam nos dois extremos radicais: Uns proíbem terminantemente possuir ou assistir televisão, enquanto que outros liberam integralmente a televisão em suas casas. Vamos ver o que podemos aprender à luz da Palavra de Deus, e o próprio leitor poderá então decidir se é ou não pecado possuir ou assistir televisão.

Eu costumo comparar a televisão com uma faca. A mesma faca que usamos na mesa para cortar o pão que nos alimenta, pode ser usada por um malfeitor para tirar a vida de uma pessoa. E agora perguntamos, é pecado possuir ou usar uma faca?

Precisamos ter em mente o fato de que pecado é tudo aquilo que entra em conflito e fica em desacordo com a Palavra e a vontade de Deus.

Um dos maiores testes que podemos fazer é o seguinte: Imagine-se sentado à frente de uma televisão assistindo a um programa qualquer. Imagine também, Jesus sentado ao seu lado compartilhando com você o mesmo programa. Você consegue imaginar Jesus sentado ao seu lado assistindo o que você está assistindo?

Deus nos adverte através do profeta Isaias, para não ouvirmos notícias de sangue, nem olharmos coisas do mal. Compare este texto da Palavra de Deus com o que a televisão nos mostra, e decida se Deus estaria aprovando ou não determinados programas.

(Isa. 33:15-16) - O que anda em justiça e que fala com retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, que sacode das suas mãos todo o presente; que tapa os ouvidos para não ouvir falar de sangue e fecha os olhos para não ver o mal, este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas.

Deus condena todas as concupiscências da carne, isto inclui imoralidades, mentiras, enganos, violências, enfim, tudo aquilo que é prazer do corpo e da carne. Jesus se sentaria ao seu lado para assistir este tipo de programação?

(1Jo. 2:16) - “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”

A Palavra de Deus condena o sentar-se à roda dos escarnecedores, aqueles que blasfemam da Palavra de Deus, que fazem “chacotas” do que é sagrado, que fazem provocações à santidade de Deus, enfim, que fazem de tudo que Deus não aprova. Sentar-se à roda dos escarnecedores, não significa somente estar participando pessoalmente desta roda, mas podemos trazer a roda dos escarnecedores para dentro de nossa casa através da televisão.

(Salmo 1:1) - “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

Da mesma forma, podemos não estar presente num desfile de carnaval ou num motel, mas podemos trazer o carnaval e o motel para dentro de nossa casa. O mesmo acontece com as drogas, com o sexo, vícios, violências etc.

Até que ponto uma televisão pode estar substituindo a presença de Deus em nossa vida? Porventura alguém deixaria de participar de um culto, substituindo-o por um programa na televisão? Ou alguém substituiria um período de oração ou estudo da bíblia pela televisão?

Ma a televisão também é como a faca que usamos para partir o pão que nos alimenta. Ela pode nos apresentar programas culturais que ampliam nosso conhecimento de forma saudável, e também é um veículo para divulgação da Palavra de Deus. através da televisão o evangelho é divulgado e muitos se convertem a Jesus através de mesagens assitidas pela televisão.

Portanto, a televisão écomo uma faca.
Como você usa a faca em sua casa?
Como voce usa a televisão em sua casa?

Que Deus o(a) abençoe.
Walter Ponci

Nenhum comentário: