8 de junho de 2009

O SANTO SUDÁRIO

Periodicamente ouvimos reportagens e comentários sobre o polêmico “Santo Sudário”, seria ele de Jesus ou não? Ora ouvimos comprovações de que realmente pertenceu a Jesus, e ora ouvimos refutações comprovando de que não poderia ser de Jesus, ou até que poderia ser uma fraude.

Estamos nos propondo a apresentar mais um argumento contrário com base na Bíblia, argumento este que merece uma análise criteriosa. Vejamos o texto:

João.20:6-8 - Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis, e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte. Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.

De acordo com o texto, notamos que era costume envolver o morto com dois panos, sendo um como um lenço envolvendo a cabeça e outro como um lençol envolvendo o corpo.

O “Santo Sudário” que sempre vemos nos documentários, é mostrado como um lençol com as marcas de um corpo inteiro, cabeça, tórax, mãos e braços e pernas.
No texto de João.20:7, encontramos dois panos: lenço e lençóis.

A palavra traduzida como lençóis corresponde à palavra grega othonion que significa: 1) pedaço de linho, pequeno tecido de linho 2) tiras de tecido de linho para enfaixar o morto (3607 – enciclopédia Strong).

A palavra traduzida como lenço corresponde à palavra grega soudarion que significa: 1) lenço 2) tecido para secar o suor do rosto e para limpar o nariz e também usado para enfaixar a cabeça de um cadáver (4676 – enciclopédia Strong).

Apesar do nome grego “soudarion”, o lenço não parece ser o Sudário que é apresentado nos documentários, pois o lenço servia apenas para enfaixar a cabeça.
O Sudário dos documentários mais parece ser um lençol que envolvia o corpo do morto.

Resumindo, entendemos que o corpo de Jesus no momento do sepultamento teve a cabeça enfaixada com um lenço, e o corpo todo envolvido com lençóis.
Ora, se a cabeça estava enfaixada com um lenço, então não poderia deixar impressões do rosto no lençol conforme é apresentado no “Santo Sudário” dos documentários.

Há também um significado espiritual envolvendo o lenço. Os lençóis estavam jogados em algum canto, mas o lenço estava enrolado ou dobrado em lugar separado.

Vejamos algumas traduções:
RC
6 Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis
7 e que o lenço que tinha estado sobre a sua cabeça não estava com os lençóis, mas enrolado, num lugar à parte.
RA
6 Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis,
7 e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte.
BLH
6 Mas Pedro, que chegou logo depois, entrou. Ele também viu os lençóis colocados ali
7 e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava junto com os lençóis, mas estava enrolada ali ao lado.

Observe que quando ressuscitou, Jesus não se preocupou com os lençóis, mas o lenço que envolvia sua cabeça foi cuidadosamente enrolado ou dobrado e deixado em algum lugar à parte.

A palavra “deixado” é a tradução do grego entulisso, que significa:
1) enrolar, envolver, (1794 – enciclopédia Strong) conforme traduzido na versão BLH.


Por que esse cuidado especial com relação ao lenço?

Conta-se que na época era costume o servo da casa colocar na mesa, durante as refeições, o que conhecemos hoje como guardanapo. Quando o senhor da casa levantava-se da mesa deixando o guardanapo embolado sobre a mesa, era sinal para o servo de que ele havia terminada o refeição e a mesa poderia ser limpa. Se contudo, o senhor da casa tivesse a necessidade de se ausentar por alguns instantes, ele deixava o guardanapo dobrado ou enrolado indicando ao servo que ele ainda iria retornar à mesa para continuar a refeição.

Fazendo a analogia, se Jesus deixou o lenço arrumado em destaque, ele estava querendo dizer com isso que ele voltaria, como de fato vai voltar.

Deus o abençoe
Walter Ponci

3 comentários:

Eliandro Correa disse...

Paz do Senhor irmão! Gostaria de saber onde encontro livro com este relato do costume judaico a qual fala sobre o colocar a mesa?

Walter Ponci disse...

Não obtivemos esta informação de livros. Foi mencionada por pessoas que dizem conhecer o assunto, por isso citamos na postagem "conta-se que .....". Há quem não concorde com essa interpretação, contudo, o importante é constatar que o rosto do morto não poderia estar estampado no lençol, porque a cabeça estava envolvida com um lenço.

Wesley Freitas de Almeida /01/02/2011 disse...

A PAZ DO SENHOR AMADOS
SABEMOS QUE EN TUDO A UMA REVELAÇÃO DIFERENTE CADA UM TEM SEU ASSUNTO A SE DIZER
MAS ESSE DO LENÇO É UMA ESPLICAÇÃO QUE NOS TIRA DUVIDAS DE ONDE FOI PARAR O LENÇO
MUITO BOM GOSTEI MESMO FIQUEI CURIOSO PARA SABER ONDE AVIA IDO PARAR O LENÇO MAS AGORA ATRAVES DESSE ESTODO OU SEJA ESPLICAÇÃO SEI QUE ELE ESTEVE SENPRE NO SEPUCLO AMEM.