7 de junho de 2009

VIVEIRO DO PECADO

Certa vez, numa fase de minha vida passei por uma grande aflição. Algo desagradável aconteceu, e eu dei asas ao meu pensamento e comecei a imaginar coisas que não haviam acontecidas, mas achava que poderiam acontecer. Eu pensava: Se eu fizer isto, vai acontecer aquilo, se eu falar assim, vai acontecer assim e então vai acontecer aquilo. Desta forma, os meus pensamentos se evoluíram de tal forma, mas de uma maneira tão pessimista, que se tornou uma bola de neve, pessimismo em cima de pessimismo. O resultado foi o aparecimento de ansiedade, taquicardia, falta de apetite e falta de sono. Pensei imediatamente em procurar alguém para me aconselhar e orar comigo, mas o Espirito Santo foi o primeiro a falar e me disse: “Você conhece a minha Palavra, você ensina e aconselha aos outros. Faça consigo mesmo aquilo que você já conhece”.

Eu entendi a mensagem e Deus me deu um dos maiores ensinamentos na minha vida. Eu tinha que controlar meus pensamentos, teria que entregar meus caminhos a Jesus, confiar nele e esperar a vitória. Eu sabia disto mas não tinha colocado em prática, e estava sofrendo por causa disso. Passei uma semana em luta, a carne contra o espírito. Busquei todas as promessas que Deus tinha para mim, e cada vez que o mau pensamento surgia, eu o rejeitava em nome de Jesus e citava a Palavra de Deus com as promessas de vitória para mim. Graças a Deus, o espírito venceu e a vitória não tardou a chegar.

Esta foi uma lição importante para mim, que eu gostaria de compartilhar com todos para que todos também sejam vitoriosos para honra e gloria de Jesus. Quem já não passou por uma situação semelhante? Ou talvez até esteja passando por isso? Sempre que algo nos desagrada, principalmente quando envolvem outras pessoas que nos afligem, a tendência é sempre esta, de darmos asas à nossa imaginação e pensarmos em situações pessimistas que nem sequer aconteceram, mas que nos afligem.

É assim que nasce o pecado. De imediato, o simples fato de estarmos pensando do forma pessimista já se constitui em pecado, pois não estaríamos confiando em Deus que nos assiste em todas as nossas dificuldades, não estaríamos pensando nas coisas do alto, mas da terra, não estaríamos pensando em vitoria mas em derrota, e muitas vezes através destes pensamentos começa a brotar sentimento de ódio contra alguém que está envolvido, e não é isto que Deus quer de nós.

Está escrito em Tiago 1:13-15 - “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado {ou seduzido} pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”.

Este texto da Palavra de Deus nos mostra claramente que o pensamento é o viveiro, a sementeira do pecado. Quando alguém mal intencionado para diante de uma vitrine de jóias com intenção de roubá-las, desenvolve em seu pensamento todo o plano para executar o delito, e então o coloca em pratica consumando o pecado que por sua vez gera o crime e a morte espiritual.

A Palavra de Deus nos adverte muitas vezes sobre a necessidade de termos nossos pensamentos puros e saudáveis, pois Deus sabe que o mau pensamento é o viveiro do pecado. “Filipenses 4:8 diz “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”; e em Colossenses 3:2 lemos: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”;

Portanto, queridos irmãos e irmãs, o nosso conselho é que sempre tenhamos a Palavra de Deus em nossa mente, e quando vier um mau pensamento, imediatamente rejeite esse pensamento em nome de Jesus, e passe a declarar a própria palavra de Deus. Pode ser que dentro de mais alguns minutos o mau pensamento volte, então repita a operação. Esta é também uma forma de resistir ao diabo, e em pouco tempo você estará dominando totalmente o seu pensamento e o diabo não mais terá chance de lhe afligir por esse meio. Se você passa por esse problema, experimente e veja a mudança que irá ocorrer, veja a paz que Jesus pode lhe dar. Confie em Deus, pois Ele é fiel e poderoso para lhe conduzir à vitória.

Que Deus o(a) abençoe.
Walter Ponci

Nenhum comentário: