6 de junho de 2009

VARINHA MÁGICA

Quem, quando criança, nunca viu pelo menos uma história infantil onde aparece aquela “fada boazinha” que transforma na hora, tudo que toca com sua varinha mágica. Estas histórias, tão comuns em nosso meio, impregnou de tal forma a mente das crianças, que hoje podemos perceber nos adultos, vestígios de crença na varinha mágica.

Tenho tido a oportunidade de ouvir muitas vezes, pessoas dizerem: ‘ Eu estou com tal problema, e oro a Deus todos os dias mas nada acontece”. Outros dizem: “Eu oro, oro, oro, e parece que Deus não me ouve”.
Existem muitas razões pelas quais Deus não atende nossas orações, mas uma delas, é o conceito da varinha mágica que aprendemos quando criança. Vamos dar exemplo.

Se somos uma pessoa impaciente e sofremos por causa disso, oramos a Deus: “Senhor, dai-me paciência”. E percebemos que nada acontece. Pelo contrário, a situação piora ainda mais. Tornamos a orar: “Senhor, dai-me paciência”. E a situação continua piorando. Onde está o erro? Deus porventura não nos ouve? O problema é que estamos imaginando que Deus age como se possuísse uma varinha mágica, e ao orarmos desta maneira, Ele nos toca com a varinha e imediatamente nos transformamos em uma pessoa paciente. Não é assim que Deus faz conosco.

Já tivemos oportunidade de mencionar o fato de que Deus não nos criou como marionetes manipulados pelas suas mãos. Deus nos criou com o livre arbítrio, com a capacidade de podermos pensar, raciocinar e tomar decisões pela nossa própria vontade, isto porque Deus quer que o obedeçamos por nossa livre e expontânea vontade e não por obrigação.

Tudo que é de nossa responsabilidade fazer, Deus nunca fará por nós. Deus só faz o que nós não podemos fazer. No exemplo acima, paciência é uma qualidade que depende de nós exercitarmos e praticarmos, por isso, não adianta orar e pedir paciência, pois Deus não nos transformará em uma pessoa paciente de uma hora para outra. Como depende de nós exercitarmos, o que vai acontecer na verdade, é que Deus irá nos colocar numa situação difícil onde será necessário exercer a paciência, e dirá: “esforça-te e sê paciente”. Por isso é que temos a impressão de que a situação fica pior, porque depende somente de nós mesmos exercermos a paciência.

Temos diante de nós uma encruzilhada com saída para duas estradas. Deus fala conosco e diz: ‘siga pela direita porque esta é a estrada perfeita e sem problemas”. Como temos o livre arbítrio, e nem sempre obedecemos, resolvemos seguir pela esquerda. Deus não nos pega com sua mão e nos coloca na outra estrada. Ele simplesmente nos deixa no caminho que escolhemos, porém continua nos dizendo para voltarmos e seguirmos pela direita. Estando no caminho errado, começamos a ter problemas. Tropeçamos, caímos, nos machucamos, ficamos doente, perdemos o emprego, etc. etc.

É nesta hora que lembramos de Deus e oramos: “Senhor, não agüento mais, me ajude, tenha misericórdia de mim, me tire dessa aflição!”. E Deus continua dizendo: ‘saia desse caminho e siga pela estrada da direita”. E a voz de Deus ou não é ouvida ou não é obedecida, e o problema continua.

Somente depois que nós tomamos a decisão de sairmos da estrada errada e entrarmos na correta, é que Deus irá nos ouvir e então Ele agora irá nos levantar, nos curar e prosperar nossa vida. Enquanto estivermos andando pela estrada errada, Deus jamais irá nos atender, não existe uma varinha mágica para melhorar nossa vida enquanto não fizermos a nossa parte. Está escrito na Palavra de Deus:

“E se meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. (2Cron. 7:14)

Precisamos pois, conhecer a Palavra de Deus, para saber exatamente o que devemos fazer para que Deus possa nos abençoar. Esteja atento! Não existe varinha mágica.
Que Deus o(a) abençoe.
Walter Ponci

Nenhum comentário: