25 de julho de 2009

FOLHAS SECAS

Quem já observou uma árvore no inverno, quando suas folhas secam e caem? Num instante, lá estava ela, a folha verdinha presa ao ramo da árvore, e passados alguns dias, aquela mesma folha fica seca e cai ao chão. Bate um vento e a leva há alguns metros adiante. Bate outro vento e lá vai a folha para outro lado. Voando de um lado para outro, a folha seca acaba por desaparecer quebrada e moída, e já não é mais uma folha.

Quem já observou quantas pessoas neste mundo são exatamente como uma folha seca lançadas pelo vento de um lado para outro?

Para as pessoas nestas condições parece que nada dá certo. Seja no emprego, na escolha da profissão, na escolha de um namorado ou namorada, seja na execução de uma tarefa, ou num projeto, e quem sabe até em escolas. Tentam duas, três, cinco ou dez vezes e sempre está no mesmo lugar, até que vê perdido e sem solução.

E porque tantas pessoas sofrem nesta situação? A Bíblia tem a resposta no Salmo 25:12:

“Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.” (Sal. 25:12)

Exatamente, a falta do conhecimento e do temor ao Senhor, faz com que os homens andem sem rumo, como um barco sem leme. Todo aquele que se entrega totalmente nas mãos do Senhor, confia nele, e faz a Sua vontade, acaba sendo dirigido por Ele, e anda com firmeza no meio da tempestade.

A folha verde permanece viva e sempre presa ao galho da árvore. Não importa o tamanho do vento, a folha verde estará sempre presa ao galho. O que permanece no Senhor, permanece firme como uma rocha, mas o que não teme a Deus, ......... pobre folha seca!

Mas existe outro tipo de folha seca, que Jesus compara com um galho que não produz frutos.

Aquele que passa a vida procurando a igreja ideal para permanecer. Como não encontra, faz um perfeito turismo eclesiástico. Numa igreja, reclama do pastor, em outra, não concorda com o coral, ainda em outra, acha que se deve cantar mais, ou em outra, se deve cantar menos.
A bíblia nos ensina que a igreja é o corpo de Cristo e cada um de nós somos membros desse corpo, da mesma forma como os galhos de uma árvore somos parte dessa árvore.

Quem faz turismo eclesiástico é como um galho fora da árvore e que não pode dar frutos. Veja o que Jesus disse a respeito:

João 15:4 Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
“João 15:2 Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
João 15:6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

Não há como viver sem Deus e sem Jesus. Folha ou galhos secos, só prestam para serem queimados. Ainda há tempo para voltarmos a ser uma folha verde ou galho com frutos, basta olharmos para Jesus e fazermos a Sua vontade.

Assim como a árvore fornece o alimento para os galhos e para as folhas, para que permaneçam vivos e possam produzir frutos, da mesma forma, Deus nos quer segurar firmes em Sua potente mão, para nos manter vivos eternamente em sua presença.

Que Deus o(a) abençoe.
Walter Ponci

Nenhum comentário: