25 de julho de 2009

O MAIOR DOS ENGANOS

Desde a criação, Satanás luta incessantemente com o objetivo de destruir a obra de Deus e de alguma forma tenta se posicionar no lugar de Deus. Mesmo sabendo que pela Palavra de Deus ele já está derrotado, não se cansa de sempre procurar uma forma de anular os planos de Deus. O alvo principal desse inimigo é o homem, a quem o diabo tudo faz para roubar, matar e destruir, tentando impedir que o homem tenha comunhão com Deus e alcance a vida eterna na presença de Deus.

Quando Deus estabeleceu o plano de salvação do homem através de Seu Filho Jesus Cristo, Satanás não perdeu tempo, e não cessou de perseguir e tentar destruir aquele que seria o Redentor, o Salvador da humanidade o qual proporcionaria a salvação do homem. Mesmo antes de nascer, Jesus já estava envolvido em uma dificuldade quando Maria, sua mãe, viajando para a cidade de Belém, não encontrou onde pousar e Jesus veio a nascer em um estábulo.

Isto não foi impedimento para que Jesus nascesse e prosseguisse com o plano. Não demorou muito para que Satanás desse um golpe mortal para impedir o plano de Deus através de Jesus. Herodes, temeroso que poderia perder o trono porque estava sendo anunciado que havia nascido o Rei dos Judeus, mandou procurar Jesus para matá-lo, e não o encontrando, ordenou a morte de todas as crianças menores de 2 anos.

Mat.2: 16 ¶ Então, Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.

Evidentemente Satanás não poderia prevalecer, e Deus livrou Jesus mandando José e Maria para o Egito até que Herodes morresse. Logo após o batismo, Jesus foi ao deserto para jejuar e orar. E lá foi Satanás para continuar sua tentativa de destruir Jesus. Agora, o objetivo dele era fazer com que Jesus cometesse um pecado, e com isso, perderia a sua condição de santidade ficando incapacitado para a obra redentora. No deserto então, Satanás tentou a Jesus várias vezes para que ele caísse no pecado.

Mc.1: 13 E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.

Mais uma vez Satanás foi derrotado nessa batalha, pois Jesus venceu todas as tentações. Mas o inimigo é persistente e não desiste. Durante toda a vida, Jesus em seu ministério, foi perseguido de todas as formas possíveis.

Lc.11: 53-54 E, dizendo-lhes ele isso, começaram os escribas e os fariseus a apertá-lo fortemente e a fazê-lo falar acerca de muitas coisas, armando-lhe ciladas, a fim de apanharem da sua boca alguma coisa para o acusarem.

Mas em todas as ocasiões Jesus conseguiu vitória e ninguém, nem entre o povo, nem entre os escribas, fariseus e sacerdotes, conseguiu derrotá-lo e nem fazê-lo cair em qualquer cilada. A tentativa do inimigo continuou, até que Deus determinou o fim do ministério de Jesus. Dentro do plano de Deus, Jesus deixou-se prender para ser crucificado.

Lc.23: 44-46 E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, ........E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.

Jesus morreu! As trevas que aconteceu sugere uma grande manifestação festiva no reino das trevas quando Satanás com certeza declarou vitória depois de tantas tentativas frustradas. Mas o que ele não sabia, era que a morte de Jesus estava dentro do plano de Deus, e ao terceiro dia Jesus venceu a morte e ressuscitou. De uma só vez, Satanás cometeu dois enganos, o primeiro por ter cantado vitória indevidamente sobre a morte de Jesus pois Ele ressuscitou vencendo a morte, e o segundo engano, por ter tentado matar um inocente. Satanás tinha poder sobre a vida dos pecadores mas jamais poderia ter interferido na vida de Jesus que não era pecador. Satanás pensou que havia vencido achando que tinha matao Jesus, mas isso era necessário. Este foi O MAIOR DOS ENGANOS em toda a história da humanidade, pois a morte de Jesus significou a derrota de Satanás..

Que Deus o(a) abençoe
Walter Ponci

Nenhum comentário: