8 de julho de 2009

O DESTINO

Quantas vezes, alguém diante de um infortúnio qualquer, como a morte de um ente querido, uma doença grave, a perda de bens materiais, etc, se conforma e diz: “É o destino, Deus quis assim”. E com esta afirmação, se sente consolado, torna-se passivo e aceita a situação sem ter forças para lutar contra este, ou outro infortúnio que possa surgir.

A sociedade de um modo geral, entende que tudo que acontece ao nosso redor é fruto do destino, ou seja, todos os fatos e acontecimentos estão traçados e definidos, e ninguém pode mudar esse “destino”. Será que é mesmo assim?

A resposta nós encontramos na Bíblia, a Palavra de Deus, a fonte de todo conhecimento, sabedoria e verdade. Já tivemos oportunidade de afirmar através de outros artigos, que Deus criou o homem com o livre arbítrio, ou seja com a capacidade de raciocinar e tomar decisões. Encontramos inúmeros textos na Bíblia, onde Deus sempre exorta o homem com uma condicional. Por exemplo:

“e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2Cron. 7:14).

De acordo com este texto, para que Deus perdoe os pecados e sare a terra, é necessário que o homem se humilhe e busque a Deus.
Outro exemplo:

“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Apoc. 2:11).

Para que o homem não receba o dano da Segunda morte, é necessário que ele vença.

“mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gen. 2:17).

Para que Adão não sofresse a maldição da morte, não poderia comer daquele fruto que Deus proibiu.

O homem sempre está diante de duas opções de escolha, e Deus diz claramente o que lhe acontecerá se optar por qualquer uma delas. Portanto, não resta nenhuma dúvida, que o homem tem o livre arbítrio para escolher o caminho que deseja seguir. Não existe destino pré definido e traçado para ninguém. Cada um de nós é que define o seu próprio destino de acordo com a opção de escolha dada por Deus.

Deus não criou Adão para que morresse (ver Gen. 3:22), mas ele atraiu sobre si a morte porque ele escolheu o caminho da desobediência. Deus não deseja que ninguém sofra com doenças coronárias, câncer, AIDS, e outras, porém se o homem se prostitui, mantendo uma vida desregrada, certamente terá um fim trágico, e é nesse momento que alguém da família, para se confortar, diz: “É o destino, Deus quis assim”. Puro engano.

Não podemos nos confundir com a Onisciência de Deus. Somente Deus é Onisciente, ou seja, sabe tudo a respeito do passado, presente e futuro. Deus sabe se um determinado homem que vai nascer na França daqui a dez anos, vai ou não obedecer a Deus. Isto não significa que Deus traçou o destino daquele homem antes de ele nascer, Deus simplesmente sabe, e isto é tudo.

Seria como alguém que já assistiu um jogo de futebol ao vivo, e em seguida assistisse novamente pelo Vídeo Tape. Ao assistir pelo Vídeo tape, ele já saberá tudo que vai acontecer porque já assistiu uma vez ao vivo. Deus, sendo Deus, já viu toda a historia da humanidade antes mesmo de acontecer, por isso Ele já sabe como vai ser. Repito, isto não significa que o destino já está traçado.

Está escrito que o homem colhe o que semeia:

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. (Gal.6:7).

Está escrito também que Deus dá a cada homem, o resultado daquilo que o próprio homem executa:

“Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”. (Jer. 17:10)

Portanto, cada um de nós, a cada instante de nossa vida, dependendo de nossas decisões e ações, é que definimos e traçamos o nosso próprio “destino”.

E como fazer para definirmos nosso destino corretamente? É simples, basta entregar-se á vontade de Deus, obedecer a Sua Palavra, seguir os ensinos de Jesus, e então o próprio Deus nos ensinará o caminho que devemos seguir, e quando Deus nos dirige, e obedecemos, nunca erramos o caminho certo. Está escrito:

“Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher. (Sal.25:12).

Que Deus o(a) abençoe.
Walter Ponci

Nenhum comentário: