8 de julho de 2009

A TRAVE

Temos sempre que possível, aproveitado a oportunidade nesta coluna para apresentar uma mensagem da Palavra de Deus, que pudesse servir de edificação pessoal para cada um de nós. Deus deseja que sejamos submissos e dependentes dele, em contrapartida, somos abençoados e caminhamos para uma vida gloriosa na presença eterna de Deus nosso Pai e de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.

O diabo, nosso adversário, tudo faz para anular esse propósito, e quantas vezes não conseguimos enxergar os ataques e as rasteiras que ele nos prepara, e com isso passamos a sofrer aflições sem saber porque. Existe uma necessidade premente para que sejamos um vigilante esperto, crítico e desconfiado diante de tudo que nos rodeia para evitarmos cair nas malhas do inimigo.

Um fato que nos tem chamado a atenção, é a tendência do homem em ver somente os defeitos dos outros, e nunca conseguir enxergar seus próprios defeitos.

Jesus já advertiu contra os que julgam a seus semelhantes e que se esquecem dos seus próprios erros, que na maioria das vezes são piores do que os do seus semelhantes.

Lucas 6:41-42 E por que atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.

Trave é uma grande viga de madeira que une duas pilastras. A comparação que Jesus faz é tremenda. Aquele que tem uma trave no seu olho, ou seja, tem grandes defeitos e grandes pecados, só se preocupa em acusar o seu irmão que pode ter apenas um pequeno argueiro no seu olho. Se pararmos para pensar, veremos aqui uma fato interessante: Quem, com certeza enxerga menos? O que tem a trave no olho ou o que tem um pequeno argueiro? Pois é, o que tem a trave é o que menos enxerga e no entanto é quem mais aponta para os outros.

É comum durante os cultos, no momento em que o pastor exorta a igreja com a Palavra de Deus, muitos ficarem pensando em fulano ou ciclano, dizendo para si mesmos, isso é bom para este ou aquele, eles deveriam ouvir isso. Nesse mesmo instante, provavelmente, haverá alguém no auditório pensando o mesmo em relação àqueles que estão acusando os outros. É um circulo vicioso.

Quem age dessa maneira estará infringindo outros pontos da Palavra de Deus, e como está escrito, um abismo chama outro abismo.

Um dos abismos é o julgamento indevido. Quem aponta para o erro de um irmão estará fazendo julgamento que não deveria.

Mateus 7:1 Não julgueis, para que não sejais julgados,

Outro abismo é a maledicência. Apontar o erro do irmão é falar mal desse irmão.

Colossenses 3:8 Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.

Há também o abismo da injustiça. Apontando erro de outros, sem olhar para os seus próprios, é um ato de injustiça.

1 Coríntios 6:8 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano e isso aos irmãos.

Podemos ter maior comunhão com nosso Pai celestial no momento em que nos preocuparmos somente em olhar para os nossos defeitos corrigindo-os diante da Palavra de Deus, ao invés de simplesmente apontarmos os erros dos nossos irmãos.

Que Deus o(a) abençoe.
Walter Ponci

Nenhum comentário: