24 de agosto de 2010

NASCER DE NOVO

Certa vez, um dos nossos alunos do curso bíblico por correspondência nos fez uma pergunta sobre o significado da expressão “NASCER DE NOVO”. Foi exatamente a mesma pergunta que Nicodemos fez a Jesus.

Nicodemos era um fariseu, príncipe dos judeus, e ouviu de Jesus esta frase: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. (Jo. 3:3). Nicodemos não entendeu, e pensou que o homem deveria nascer novamente do ventre da sua mãe. Jesus então explicou que o novo nascimento era referente ao espírito e não do corpo.

Quando Deus colocou no Éden aquela árvore dizendo a Adão: “Não coma deste fruto porque certamente morrerás”, Deus não estava falando somente da morte do corpo físico, mas principalmente do espirito. O pecado gera a morte espiritual. Morte espiritual não significa que o espírito deve ser destruído, ou eliminado como se nunca tivesse existido, mas significa separação de Deus. Portanto, morte espiritual é separação de Deus e o espirito separado de Deus, é lançado no inferno. A bíblia diz que isto é a segunda morte.

Queremos deixar bem claro que o nascer de novo ensinado por Jesus, não significa que o espírito se reencarna em outro corpo. Jesus foi bem claro ensinando que ele estava se referindo á regeneração do espírito de uma pessoa fisicamente viva.

Assim sendo, o homem debaixo do pecado está morto espiritualmente, e nessa condição não pode entrar no reino de Deus, pois está separado de Deus. Para que o homem entre no reino de Deus, é necessário que o seu espirito nasça de novo, ou melhor dizendo, o seu espirito deve ser recriado, ou regenerado por Deus. Foi isto que Jesus ensinou a Nicodemos.

E como se nasce de novo? É somente através de Jesus Cristo, que venceu o pecado e a morte. Deu a sua vida para remissão de nossos pecados, portanto, Jesus anulou a maldição da morte causada pelas nossas iniquidades, entregando a sua vida como pagamento do pecado em favor de todos os homens. Desta forma, somente recebendo a Jesus como nosso único e suficiente Senhor e Salvador, é que podemos ter o nosso espírito regenerado, e assim podemos estar novamente em comunhão com Deus e herdar o reino celestial. Isto é nascer de novo.

Como podemos saber se nascemos novo? Após recebermos Jesus, passamos a ter comunhão com Ele, obedecemos a Palavra de Deus, abandonamos a prática do pecado. Nós falamos com Deus e Ele fala conosco. Aquele que é nascido de novo não tem mais prazer nas coisas do mundo, mas só encontra prazer naquilo que é do reino de Deus.

O apóstolo João fala claramente sobre isto em 1Jo. 3:8-11 “Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.”

Quando entregamos nossa vida a Jesus e nascemos de novo, acontece algo mais, muito importante. O nosso nome é escrito no livro da vida, e somente aqueles que têm o nome escrito no livro da vida é que entrarão no reino de Deus. “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apoc. 20:15).

Não podemos nos esquecer que existe ainda a condição de permanecermos fiéis à Palavra de Deus durante toda a nossa vida. Caso contrário, seria como que se estivéssemos voltando ao pecado, abandonando e rejeitando o sacrifício de Jesus, e assim o nosso nome seria riscado do livro da vida. O nosso espírito voltaria à condição de morte espiritual, e desta maneira não se pode entrar no reino de Deus. Assim está escrito em Apocalipse 3:5 “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”
Que Deus o(a) abençoe.
Walter Ponci

Nenhum comentário: