24 de agosto de 2010

A NECESSIDADE DO PERDÃO

Entre as exortações que encontramos na Palavra de Deus, talvez uma das mais difíceis, é o perdoar e o pedir perdão. Por incrível que pareça, a falta de perdão é uma das principais causas de algumas doenças consideradas graves, além da possibilidade de nos levar à morte espiritual. Sempre que ocorre um desentendimento entre duas pessoas, por mínimo que seja, cria uma amargura que tira a paz, e permanece aquele incômodo constante. O resultado é a falta de sono, falta de apetite, alteração na pressão sangüínea, taquicardia, podendo chegar ao extremo com úlceras, outras doenças e até infarto. Quanto mais duradoura é essa amargura, tanto pior será a conseqüência. Todos estes sintomas desaparecem quando se pratica o perdão.

Mas vamos falar um pouco das conseqüências na vida espiritual, que julgamos mais importante. Você que está lendo este artigo, acha que Deus concederia a salvação para alguém cujos pecados não fossem perdoados? Evidentemente que não, pois o perdão de nossos pecados é uma das condições para alcançarmos a salvação. E você acha que alguém, arrependendo-se de seus pecados e pedindo perdão a Deus, não recebe o perdão de Deus? Provavelmente você vai responder que Deus sempre perdoa a quem lhe pede perdão. Isto é sem dúvida uma grande verdade que está escrita na Palavra de Deus. Contudo, existem exceções. Veja o seguinte texto em Mateus 6:14-15, o qual vem logo após a oração do Pai nosso:

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

Imagine, podemos estar orando pedindo perdão a Deus por algo, no entanto, deixamos de perdoar nosso semelhante, por algo que nos tenha feito de mal. De acordo com o texto acima, nestas condições Deus não irá nos perdoar. Jesus certa vez contou uma parábola que ensina exatamente a mesma coisa: Um certo homem perdoou uma dívida de dez mil talentos de seu servo, no entanto, esse mesmo servo não quis perdoar uma dívida de apenas cem denários de seu conservo. Como conseqüência, aquele servo foi lançado aos atormentadores, e termina dizendo: “Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão.” (veja o texto em Mateus 18:23-35)

Você, meu irmão ou minha irmã em Cristo, está bem com seus irmãos na igreja, com seus amigos, colegas, parentes, ou familiares? Existe alguma raiz de amargura impedindo a sua comunhão? Lembre-se, o perdão tem duas vias: Sempre devemos pedir perdão pelo que fazemos de mal, da mesma forma devemos sempre perdoar independentemente do nosso semelhante ter pedido ou não o nosso perdão. Quando Jesus estava na cruz, disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” Este foi um dos maiores exemplos que Jesus nos deixou a respeito do perdão.

Você que é líder em sua igreja e tem raiz de amargura não perdoada, saiba de uma coisa, a igreja sofrerá as conseqüências por causa da falta de perdão, Você participa de um grupo de louvor e tem amargura em pendência? O seu grupo de louvor será rejeitado por Deus, leia Amos 5:12-23.

Certa vez alguém me perguntou: Mas e se eu pedir perdão e a outra pessoa não me perdoar? Se isto ocorrer, você estará bem diante de Deus porque fez a sua obrigação, porém aquele que não o perdoou terá que responder a Deus por isso.

Se alguém lhe fizer algum mal, não espere, declare o seu perdão sobre aquela vida. Você vai sentir imediatamente uma grande diferença, como que se um grande fardo saísse de suas costas. Saiba que perdoar significa não levar em consideração o fato acontecido esquecendo-o definitivamente. Ver Jer. 31:34

A importância não está somente em perdoarmos os nossos ofensores, mas também pedirmos perdão a quem nós ofendemos. Quando pedimos perdão, estamos reconhecendo a nossa falta, estamos declarando o nosso arrependimento e a nossa intenção de não mais repetir aquela falta. O mais sublime, é quando pedimos perdão mesmo que em nosso entendimento achamos que não erramos.

Muitas vezes, a nossa atitude, mesmo desprovida de qualquer maldade, pode aborrecer alguém. Se, de alguma forma você souber que isso aconteceu, não espere, fale com aquela pessoa e peça perdão. Aprenda a perdoar e a pedir perdão, não permita que o diabo o acuse diante de Deus. Veja a diferença que isto faz na sua comunhão com Deus!
Que Deus o(a) abençoe.

Nenhum comentário: