24 de agosto de 2010

QUEM ESCREVEU A BÍBLIA

Tenho ouvido, muitas vezes, alguém dizer: - “A bíblia não merece confiança, pois foi escrita por homens”. Mais recentemente ouvi esta frase: - “Nenhuma religião é certa, nem mesmo a bíblia porque ela foi escrita por homens.” – Queremos assumir que as pessoas que fazem estas afirmações, pelo menos, creiam que existe um Deus Vivo e Eterno, Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra. A bíblia é na verdade, a Palavra deste Deus vivo, único e eterno, é Deus se revelando aos homens. Mas como pode ser isso, se todos sabem que a bíblia foi escrita pelas mãos de homens, tais como, João, Lucas, Isaias, Moisés, e tantos outros?

Vamos entender isto através de uma simples ilustração prática: Suponhamos que o diretor de uma empresa chama sua secretária e lhe dita uma carta para ser enviada ao diretor de uma outra empresa. A referida carta então é escrita pelas mãos da secretária, porém, o assunto e o conteúdo da carta são palavras ordenadas pelo diretor e a responsabilidade do seu teor pertence exclusivamente ao diretor que ditou a carta. Se o diretor da outra empresa que recebe a carta tiver que mover qualquer ação diante do que está escrito, a quem ele irá acionar? A secretária que escreveu ou o diretor que ditou a carta? Obviamente, será o diretor que é o único responsável pelo teor da missiva. A secretária foi somente um instrumento usado pelo diretor para colocar as palavras no papel.

Assim é a Bíblia, uma carta que foi ditada por Deus, escrita pelas mãos de vários homens, e endereçada a cada um de nós. É a Palavra de Deus registrada para nosso conhecimento. É Deus se revelando aos homens. É Deus revelando Sua vontade e o Seu plano para os homens. Diante disto, é importante termos a Bíblia como um livro sagrado, sendo ela a própria Palavra de Deus.

Portanto, não podemos dizer simplesmente que a bíblia foi escrita pelos homens. É preciso entender que Deus usou a mão do homem para registar a sua Palavra no papel. A responsabilidade e a mensagem nela contida é de Deus e não de um homem.

Assim está escrito na própria bíblia: "Toda Escritura inspirada por Deus é de grande proveito para ensinar, corrigir e instruir em toda justiça." (II Timóteo 3:16).
É importante que a escritura seja realmente inspirada por Deus para ter o seu valor. Infelizmente existem muitas literaturas no mercado que são falsificações grosseiras da Palavra de Deus, estas evidentemente não podem ser aceitas como sendo inspiradas por Deus. O apóstolo Pedro afirmou: - "Os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo de Deus" (II Pedro 1:21).

A verdadeira Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo, não se contradiz em nada, possui mensagens e profecias que se cumprem fielmente, e o mais importante, o Espirito Santo de Deus nos testifica de sua própria Palavra.

O próprio apóstolo Paulo afirmou em uma de suas cartas escritas aos gálatas, que tudo aquilo que ele estava ensinando, havia recebido mediante revelação direta de Jesus Cristo: - “porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo” (Gal. 1:12)

Existem aqueles que torcem e adulteram a Palavra de Deus, porém ao fazerem isso, estão como que cavando sua própria sepultura, a própria bíblia nos adverte quanto a isso: “ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.” (2Ped. 3:16)

Há uma parte nas escrituras que foi escrita, literalmente falando, pelo próprio dedo de Deus, neste caso, não foi um homem quem escreveu. Trata-se das duas tábuas contendo os dez mandamentos: “E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” (Exodo 31:18). Moisés simplesmente copiou o que Deus escreveu para distribuir ao povo.

Portanto, a Bíblia, a Palavra de Deus, é uma mensagem direta de Deus a cada um de nós, ela é viva, poderosa, eficaz, fiel e verdadeira. Não crer na Inspiração divina da Bíblia é tão danoso quanto não crer na existência de Deus.
Que Deus o abençoe.

2 comentários:

Tula disse...

Por favor , me explique Gênesis 6, esses filhos de Deus citados são os anjos caídos(demônios)?
Golias de Gate , que lutou com Davi seria um desses gigantes?

Walter Ponci disse...

Esses "Filhos de Deus" não podem ser anjos porque anjo não se reproduz, nem entre eles e muito menos com uma mulher. Os Filhos de Deus ali mencionados são homens da descendencia de Sete, terceiro filho de Adãop pois foi essa descendencia que começou a se invocar o nome de Deus, veja Gn.4:26. Golias jamais poderia ser um daqueles gigantes mencionados em Gn.6 porque todos eles morreram no dilúvio e Golias nasceu mutios anos depois do dilúvio.