7 de dezembro de 2010

CRER E TER FÉ

Neste blog já existe um artigo intitulado “O QUE É TER FÉ”.
Nesta oportunidade vamos esclarecer a diferença entre ter fé e crer.
Embora, pela definição encontrada nos dicionários, possam ser sinônimos, na realidade, dentro dos ensinos bíblicos, há uma diferença.

Na escola aprendemos através dos professores e pelos livros, que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil. Foi um fato real já acontecido, registrado e testemunhado, portanto já conhecido de todos. Nós não precisamos ter fé para aceitar esse fato como verdadeiro, nós precisamos simplesmente acreditar ou não acreditar. Crer e acreditar são sinônimos.

No texto em João.3:16 diz “....para que todo aquele que nele crê...”. Da mesma forma, o sacrifício de Jesus na cruz para remissão de nossos pecados, foi um fato real, já acontecido, registrado e testemunhado, portanto já conhecido de todos. Nós não precisamos de fé para aceitar o fato do sacrifício de Jesus, nós temos, sim, que crer nesse fato como verdadeiro. Há aqueles que não crêem.

Agora vamos analisar o conceito e as características da fé em Hebreus.11:1

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

“certeza de coisas que se esperam”
– a fé envolve algo que ainda não aconteceu, mas temos a absoluta certeza de que vai acontecer. Temos fé que seremos arrebatados ao encontro de Jesus nos ares; temos fé que seremos curados de uma doença grave; temos fé que Deus vai suprir nossas necessidades quando a geladeira está vazia e a conta bancária está a zero.

“a convicção de fatos que se não vêem.” A fé também envolve algo que nos dá a certeza de sua existência apesar de não podermos enxergar e nem provar cientificamente. Temos fé na existência de Deus; temos fé na existência dos anjos; temos fé na existência do inferno; temos fé da vida eterna no paraíso de Deus.

A FÉ DEPENDE DE NÓS OU É DOM DE DEUS?

- 1Cor.12:9, nos mostra que a fé é um dos dons que o Espírito Santo nos dá individualmente conforme lhe apraz, vs.11.
- Efesios.2:8 nos diz que somos salvos pela graça, mediante a fé e que não depende de nós, é dom de Deus.
- Rm.12:3 é ainda mais contundente quando diz: “segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.

De acordo com estes textos, sem dúvida, a fé é um dom de Deus que nos dá individualmente numa determinada medida. Epa!, Então, se não temos fé não é nossa a culpa? Atenção, não é assim que funciona!

O texto em Rm.10:17 nos dá a resposta. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.
Ninguém pode ter fé, se primeiro não ouvir a Palavra de Deus. Ora, isto é evidente: se uma pessoa não ouvir a Palavra de Deus não pode invocar o nome de Jesus (ver Rm.10:8-17), não pode crer e nem ter fé e não pode se salvar.

A fé depende de um processo, na sequência: 1) Ouvir; 2) crer; 3) receber de Deus uma medida de fé.

Portanto, para receber de Deus o dom da fé, precisamos primeiro ouvir a Palavra de Deus e em seguida temos que crer naquilo que ouvimos, então Deus nos dá uma medida de fé na proporção em que cremos. Quem não crê jamais pode ter fé.

O crer e o acreditar depende de nós, mas a fé é dada por Deus na medida em que cremos. Por isso é que o apóstolo Paulo diz: “segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.

Não é sem razão que os apóstolos pediram a Jesus para lhes aumentar a fé:
Lucas 17:5 Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.

Portanto, para termos fé precisamos ouvir a Palavra de Deus, ou numa pregação, ou numa escola EBD, ou através de conselhos, ou lendo a Bíblia, e depois temos que crer naquilo que ouvimos. Para conservarmos ou aumentarmos a fé precisamos nos manter constantemente em contato com a Palavra de Deus e crermos sempre na Palavra ouvida.

Esta é a razão pela qual os que não se mantém ativos no convívio da igreja acabam por enfraquecer na fé e até cair na incredulidade.

Podemos ter fé em algumas coisas e em outras não. Temos fé na existência de Deus e no seu poder, mas não temos fé suficiente para orar e ressuscitar um morto no velório, mesmo que tenha sido ordenado por Deus. Ou será que temos. Isto depende da medida de fé que recebemos, que por sua vez é proporcional ao quanto cremos na Palavra de Deus.

Por isso, a fé também precisa ser exercitada para que cresça, porque ela nos é dada aos poucos. Agradeça a Deus se ele provar a sua fé. Você pode se quiser, orar pedindo para Deus lhe dê fé, ou até aumente a sua fé, mas prepare-se, a lição vai ser dura!

Salmos 119:67 Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.
71 - Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.
Êxodo 16:4 Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.

Deus os abençoem
Walter Ponci

2 comentários:

Ane Amaral disse...

Parabéns Walter, muito esclarecedor o teu artigo. Continue sendo usado por Deus para nos abençoar! Também tenho um Blog, se quiseres fique à vontade para visitá-lo:
www.sporamor.blogspot.com

Fique com Deus!

Anônimo disse...

Excelente! Tive um estudo bíblico aqui em casa sobre a fé e com esse texto foi que finalmente consegui perceber a diferença. Deus te abençoe grandemente.

Marcelo.