16 de junho de 2011

JESUS DEUS E HOMEM

Muitos tem dificuldade em entender como Jesus pode ser Deus e homem ao mesmo tempo, como ele pode ser Deus eterno se nasceu de uma mulher.
Vamos explicar da forma mais simples possível.

Para exercer o ministério de redentor da humanidade, Jesus não poderia ser homem como um qualquer, pois o sacrifício para expiação dos pecados da humanidade deveria ser feito por um homem santo, perfeito, imaculado e sem pecado. Nunca existiu na Terra, e nem existirá um homem comum com essa qualidade. Da mesma forma, não poderia ser um anjo nem um ser espiritual com qualidades divinas, pois de nada valeria o sacrifício, apesar de esse ser espiritual estar isento de qualquer mácula ou pecado.

Como Deus resolveu esse problema?

Através do poder de Sua Palavra, ou seja, por um ato milagroso, Deus gerou no ventre de Maria, um filho que seria Jesus. Portanto, Jesus era Deus porque era filho gerado por Deus.
Jesus não era filho de José, pois se assim fosse, seria um homem com a natureza pecaminosa igual a qualquer outro, mas sendo gerado por Deus, ele não tinha a natureza pecaminosa, pois era filho de Deus.

Considerando também que Jesus viveu toda sua vida sem cometer qualquer pecado, permaneceu puro e imaculado durante toda a sua vida, sendo assim, apto para exercer o seu ministério redentor.

Por outro lado, Jesus foi gerado no ventre de uma mulher, desenvolveu-se e nasceu vindo ao mundo nas mesmas condições e da mesma forma que qualquer outro homem. Neste aspecto Jesus era homem porque nasceu como um homem.

Assim podemos entender que Jesus era ao mesmo tempo, Deus e homem.

Outro detalhe importante é que Jesus não poderia exercer seu ministério carregando sobre si os atributos de Deus, pois de nada valeria seu sacrifício. Assim sendo, ele despojou-se de todos os atributos divinos enquanto esteve na Terra.

Filipenses 2:6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;

Enquanto esteve na Terra, mesmo sendo Deus, viveu como homem, sentindo as mesmas emoções e tendo os mesmos sentimentos de um homem qualquer, assim ele provou também que poderia viver em santidade mesmo tendo as mesmas paixões de um homem comum. O seu ministério redentor se manifestou estando nas condições de um homem comum, com a única diferença que não tinha pecado.

Se ele nasceu como homem, como poderia ser eterno como Deus? A resposta está no evangelho de João.1:1-14.

João.1:1-2 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus.

No princípio de tudo, quando nada existia, existia somente Deus.
E foi Deus, com a sua Palavra, ou seja, o verbo, a palavra de ordem que saia de sua boca, é que tudo passou a existir:
Dizia Deus: “Haja luz” e a luz existiu; “haja animais” e os animais existiram. “haja “ é verbo, uma palavra de ordem.
Deus sempre existiu, conseqüentemente, a Sua Palavra também sempre existiu.

Quando aquele anjo, Gabriel falou com Maria dizendo que ela conceberia e teria um filho e que se chamaria Jesus, era na verdade a Palavra de Deus, o verbo de Deus, que estava gerando no ventre de Maria um filho que seria Jesus.

Lucas 1:31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.

“Conceberás” é o verbo, a Palavra de Deus que gerou Jesus no ventre de Maria. Nisto entendemos também o texto abaixo que diz que o Verbo se fez carne, ou seja, a Palavra de Deus, o Verbo, concebeu uma criança no ventre de Maria através de um ato milagroso.

João.1:14 - E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

João.1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

João.1:10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.

A existência de Jesus se deve à ordem de Deus, a sua Palavra, ou seja, o V erbo de Deus que sempre esteve com Deus desde toda eternidade, por isso, entendemos que Jesus também é eterno e sempre existiu na forma de Verbo de Deus.

Concluindo, Jesus, como homem, um dia passou a existir quando nasceu de Maria como homem. Por outro lado, Jesus, como Deus, sempre existiu na forma de Verbo de Deus que é eterno.

Parece complicado, mas é muito simples e fácil de entender.

Nenhum comentário: