9 de fevereiro de 2012

QUE TIPO DE CRISTÃO VOCE É ?

Quantos discípulos Jesus tinha?
Apenas doze? Não! Jesus escolheu doze para segui-lo, porém, havia uma multidão que o seguia e aprendiam com Jesus. Discípulo é aquele que recebe o ensino de alguém.
Aquela multidão o seguia e ouvia os seus ensinos em várias ocasiões.

Marcos 7:14 Convocando ele, de novo, a multidão, disse-lhes: Ouvi-me, todos, e entendei.

Qual era a motivação dessa multidão que seguia a Jesus? Seriam porventura todos fiéis a ele?

Está escrito no evangelho de João que muitos discípulos que o acompanhavam desistiram e voltaram para trás quando ouviram algumas palavras mais duras.

João.6:60-67
60 Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isso, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
66 Desde então, muitos dos seus discípulos tornaram para trás e já não andavam com ele.
67 Então, disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?


Essa multidão exemplifica os crentes melindrosos que gostam apenas de serem adulados e se machucam com a verdade e a dureza da palavra de Deus. Preferem desistir, abandonar a igreja e muitas vezes procuram um “aprisco” onde possam ouvir palavras mais brandas e mais acolhedoras e viver com maior liberdade para fazerem o que gostam ou o que querem.

Observar que diante disso, Jesus não afrouxou e manteve sua posição. Nem poderia ser diferente! Além disso, ainda perguntou aos seus doze escolhidos se eles também queriam se retirar.

Em uma outra ocasião, Jesus mesmo declarou que muitos o seguiam por causa do pão que comiam quando estavam ao lado de Jesus, ou seja, eram interesseiros, não pela palavra e pelo ensino, mas pela comida.

João.6: 26 - Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes.

Esse grupo representa aqueles que freqüentam a igreja em busca de alguma vantagem, geralmente material. Talvez uma posição, um cargo, oportunidade para se enriquecer, alguma benção física ou material, tudo, menos o conhecimento da palavra e a busca pelo crescimento espiritual e pela santificação. Não assumem um compromisso sério a menos que haja alguma vantagem pessoal.

Além dessa multidão havia doze discípulos escolhidos para serem preparados para assumirem uma posição de liderança mais importante, no caso, futuramente seriam os apóstolos. Mesmo no meio desses doze encontramos diferentes qualidades, que muito se assemelham aos cristãos de hoje.

Você encontra alguma citação de trabalho realizado, por exemplo, pelos discípulos Bartolomeu, Simão o zelote, ou Judas Tadeu?

Não aparecem na história e nem sequer deixaram algo escrito para fazer parte do cânon bíblico. Se fizeram algo, provavelmente não foi importante, pois não há menção na bíblia. São os cristãos apáticos, que não fazem diferença, comparecem na igreja quando podem, “assistem” o culto, vão embora e não se destacam no meio da igreja. Para eles, tudo está bom, tanto faz como tanto fez, acomodam-se, apenas fazem número na igreja.

Em contrapartida, alguns vestiram a camisa e trabalharam duros, foram ativos, sofreram, foram presos e não abandonaram a obra mesmo ameaçados de morte.

Atos 21:13 Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.
Atos 5:18 e lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública.
2 Coríntios 11:25 três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;


Quantos cristãos desse tipo podemos encontrar na igreja? Pode-se contar nos dedos aqueles que estão sempre dispostos a trabalhar, colaboram com tudo, são obedientes e respeitam tanto a igreja como a Palavra de Deus, estão sempre presentes e pode-se contar com eles sempre que for necessário.

Nem tudo é mar de rosas. Entre os doze houve um traidor. Você conhece alguém que tenha traído a igreja e/ou o pastor? Alguém que tenha cuspido no próprio prato em que comeu? Talvez somente Jesus tenha sido vítima. Sem comentários!

Nem tudo está perdido. Entre os onze (excluímos o traidor), havia três especiais que mereceram maior atenção por parte de Jesus. Não que Jesus tenha feito acepção, mas com certeza esses três mostraram maior fidelidade e maior confiança junto a Jesus. São os que tinham maior intimidade com Jesus.

Marcos 9:2 E, seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte, e transfigurou-se diante deles.

E agora?
Você pode identificar em qual grupo você se encontra?


Deus o(a) abençoe.

Nenhum comentário: