22 de junho de 2012

PORQUE A PROMESSA DE DEUS SE CUMPRE

O cumprimento de uma promessa feita por Deus geralmente está vinculado a pelo menos dois requisitos:
1 – está vinculado a uma determinada condição que depende do homem.
2 – está vinculado ao tempo determinado por Deus para seu cumprimento.
No primeiro caso, se o homem não atender ao requisito estabelecido por Deus, então a promessa não se cumpre.

Exemplo:
Sl.34: 17 Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias.

A promessa de Deus é que ele ouve o clamor e livra da angústia, a condição estabelecida para o homem é que ele seja justo. Portanto essa promessa não se cumpre com os que não são considerados justos. O importante é saber que Deus sempre cumpre suas promessas dentro dos parâmetros estabelecidos.

Se alguma promessa de Deus não se cumprir, a que conclusão se poderá chegar? Simples, teremos que concluir que a Palavra de Deus não é fiel e não é verdadeira. É evidente que isso jamais acontece!

Sabemos que a Palavra de Deus sempre é cumprida, por que podemos afirmar isso com segurança? Baseado em que? Somente pela fé?

Vamos aprender um argumento firme e seguro com lógica, dando-nos a certeza absoluta que a Palavra de Deus sempre se cumpre, além da fé, evidentemente.

Quando estudamos sobre os atributos de Deus, entre muitos outros temas, estudamos também sobre a Eternidade e a Soberania de Deus.

Deus Eterno significa que sempre existiu, nunca teve princípio e nunca terá fim.
Por que Deus é Eterno? O que há de especial em Deus para que ele seja um ser Eterno?
Já imaginou se ao invés de Deus, outro ser qualquer como satanás, por exemplo, fosse eterno? Seria uma calamidade não é verdade? Mas isto seria totalmente impossível e vamos aprender o por que.

Deus Soberano significa que Ele tem poder e autoridade total para fazer qualquer coisa sem necessitar de autorização e sem precisar dar satisfação a ninguém.

PERGUNTA: Deus é soberano? Sendo Soberano, Ele pode fazer qualquer coisa?
RESPOSTA: Sim, Deus é soberano, pode fazer qualquer coisa, porém não pode mentir. Por quê?

Vejamos os seguintes textos a título de exemplo:
Números 23:19 Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?

Hebreus 6:18 para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta;

CONCLUSÃO: Deus é soberano, mas não pode mentir. Em outras palavras, Deus não pode contrariar a si mesmo. Portanto a soberania de Deus é limitada à Sua própria Santidade. Se não fosse assim, teríamos que admitir que Deus teria o direito de cometer pecado.

SE DEUS NÃO PODE MENTIR, ENTÃO A SUA PALAVRA E SUAS PROMESSAS OBRIGATORIAMENTE PRECISAM SER CUMPRIDAS PARA QUE SUAS PROMESSAS NÃO SEJAM FALSAS.

Até aqui cremos na veracidade da Palavra de Deus exclusivamente pela fé na sua Palavra, vamos agora apresentar outro argumento teológico com fundamento lógico.

POR QUE DEUS É ETERNO?

Um estudo bem profundo sobre os atributos de Deus, repito, bem profundo, nos levam à conclusão de que Deus é eterno por causa da sua santidade e perfeição absoluta. Não conhecemos um texto específico que afirme isto, mas a análise dos seus atributos e do contexto bíblico facilmente nos levam a crer nisso. Com isso já podemos entender porque o Deus que conhecemos é único e porque ninguém além dele poderia ser eterno.

1 Timóteo 6:16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

Romanos 1:20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;

Isaías 59:2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

SOMENTE UM SER “PERFEITAMENTE PERFEITO” PODERIA SER ETERNO.

Se Deus tivesse em seu ser, qualquer indício de erro, de falha, imperfeição ou de pecado, então Ele jamais poderia ser um Ser Eterno, ou seja, Ele jamais existiria e consequentemente se ele não existisse tudo que há no universo também não existiria.
A existência eterna de Deus é totalmente vinculada a sua santidade e sua perfeição.

SE HOUVESSE A POSSIBILIDADE DE DEUS COMETER UM ERRO, POR MÍNIMO QUE FOSSE, ENTÃO ELE NÃO SERIA PERFEITO, E NÃO SENDO PERFEITO NÃO PODERIA EXISTIR, PORTANTO, SE DEUS COMETESSE UMA FALHA ELE DEIXARIA DE EXISTIR INSTANTANEAMENTE JUNTAMENTE COM TODA A SUA CRIAÇÃO.

Hebreus 1:3 - O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas;

AGORA RACIOCINE:
Se uma promessa de Deus não se cumprisse, então isto faria Deus mentiroso fazendo com que tanto Deus como sua criação deixasse de existir.

PORTANTO TODA PROMESSA DE DEUS SE CUMPRE INTEGRALMENTE PORQUE SE ISSO NÃO ACONTECER TUDO QUE EXISTE NO UNIVERSO DESAPARECE INCLUSIVE O PRÓPRIO DEUS.

Salmos 145:13 O teu reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações. O SENHOR é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras.

CONCLUSÃO:
É IMPOSSÍVEL QUE UMA PROMESSA DE DEUS NÃO SE CUMPA.




Nenhum comentário: