7 de junho de 2009

O QUE É TER FÉ

Conheci uma pessoa que foi evangelizada durante quase quarenta anos. Durante todo este período, freqüentou a igreja, leu a bíblia, ouviu mensagens, enfim, recebeu todas as informações possíveis a respeito do reino de Deus. Quando alguém perguntava se queria receber a Jesus como seu Salvador, mostrava grande interesse na salvação, porém sempre achava que não era somente dizer: “Eu aceito Jesus como meu Salvador”, e a partir disso estava automaticamente salvo. Essa pessoa achava que era isso muito fácil e muito simples demais para um propósito tão grande, achava que deveria ser de alguma outra forma mais difícil para ter valor.

Estava faltando para essa pessoa, o entendimento real do significado da fé, a qual é tão simples quanto difícil, dependendo evidentemente de cada um.

Encontramos na bíblia o verdadeiro conceito de fé, ou seja, a certeza das coisas que não se vêem.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.”(Hebreus 11:1)

Mesmo assim, ainda permanece em muitas pessoas, a dificuldade de entender o que é ter fé. Eu costumo exemplificar o ato de ter fé através de uma pequena história ilustrativa, e que tem ajudado a muitos, a entender a fé. Eis a ilustração:

“Imagine que uma criança muito pequena, possui um binquedinho muito estimado, com o qual brinca todos os dias. Um dia esse binquedinho se perde, e a criança se põe a chorar, e a esbravejar querendo seu brinquedinho. A criança não come, não dorme, fica doente porque quer ter seu binquedinho na mão. A mãe dessa criança sabe que o binquedinho está caído atras do sofá, e diz para a criança se acalmar, não chorar porque em breve ela lhe entregaria o binquedinho, sem contudo, dizer onde ele está.”

A partir deste instante, existem duas possibilidades de reação da criança: Ou a criança não acredita na mãe e continua a chorar e a ficar sem comer e sem dormir, ou então, acredita na mãe e se mantém calma, na certeza de que o brinquedinho chegará às suas mãos conforme a promessa feita pela mãe. Nesta segunda hipótese, a criança tem fé na mãe e tem a certeza de que o brinquedinho chegará em suas mãos, mesmo sem saber onde ele está.

Exatamente a mesma coisa acontece entre Deus e cada um de nós. Quando entregamos nossos problemas nas mãos de Deus, sabe-se que Deus tem a solução certa para nos dar. Se tivermos fé e crermos nas promessas de Deus, então ficaremos tranqüilos e em paz esperando a solução, contudo, se não tivermos fé, não acreditaremos em Deus e continuaremos com o sofrimento. Deus sempre sabe onde está o nosso “brinquedinho” e está pronto para nos entregar, nós não sabemos onde ele está, mas pela fé, temos a certeza que o receberemos.

“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará.” (Sl. 37:5)

Uma diferença porém existe entre a realidade de Deus para conosco e esta ilustração. Na história, certamente qualquer mãe entregaria o brinquedinho para a criança, independentemente da sua reação, contudo, Deus exige de nós, a fé para nos abençoar e nos atender. Se não crermos que Deus pode nos ouvir e nos atender, então certamente não seremos atendidos.

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.“ (Heb. 11:6) “E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.” (Mat. 21:22)

Por isso, se você se encontrar diante de uma situação qualquer e pedir solução para Deus em nome de Jesus, lembre-se da historia da criança e seu brinquedinho, mas principalmente, tenha em seu coração as promessas de nosso Deus, e creia que Ele vai nos atender, mesmo não podendo ver qualquer possibilidade de solução diante dos nosso olhos.

Que Deus o(a) abençoe.
Walter Ponci

Nenhum comentário: